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JUL

7 dicas de como escolher o pneu certo para seu carro.

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? Ele é um componente durável e a escolha do tipo correto, além de garantir sua segurança e conforto ao dirigir, evita o desgaste prematuro dessa parte tão importante do veículo. Se escolhido de forma errada, pode causar sérios problemas na suspensão do carro, caixa de direção, terminais e diversos outros componentes, prejudicando a condução do carro e, principalmente, colocando a sua vida em perigo.

1. Faça uma revisão na suspensão e no sistema de direção.

É preciso ficar bem atento a alguns detalhes importantes. Problemas em componentes da suspensão e direção podem reduzir muito a vida útil de um pneu, independente de ser o modelo certo ou não. Uma boa revisão evita dor de cabeça e dinheiro jogado fora. Amortecedores defeituosos, por exemplo, causam muitos desgastes porque o contato com o solo não será o ideal. Sabe aquele jogo novinho com partes “comidas”? É bem provável que a culpa disso seja dos amortecedores. Terminais com defeito, folgas na direção e alinhamento ruim também são grandes vilões quando o assunto é desgaste dos pneus.

2. Procure informações no manual do fabricante do veículo.

Sempre procure informações no manual do seu carro. Ele vai indicar as principais características do pneu correto para seu veículo, como largura, tamanho e pressão ideal. Não seguir as especificações do fabricante pode causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção, além de aumentar o risco de acidentes. Esses componentes foram projetados para aguentar determinadas forças e, usando pneus incorretos, elas podem ultrapassar os limites testados pelo fabricante, causando desgaste e possivelmente a quebra.

3. Verifique os locais onde o veículo é mais usado.

Os locais onde você usa o seu carro também são importantes para a escolha correta do pneu. Ao usa-lo em ambientes urbanos, a velocidade atingida tende a ser menor, portanto, o índice de velocidade pode ser baixo, como o indicado pela letra “Q”, até 160 km/h. Se o veículo for usado em viagens ou grandes percursos, onde a velocidade pode ser maior, é recomendado o uso das categorias “S” ou “T”. Fique atento também ao tipo de terreno onde você trafega. Existem pneus que são mais indicados para asfalto ou terra e outros que funcionam bem nos dois terrenos. Lembre-se também que, um valor treadwear mais alto indica uma durabilidade maior, mas não é recomendado em terrenos de terra por causa da sua menor aderência.

4. Determine a banda de rodagem.

O terreno por onde você anda com seu carro é determinante para definir a banda de rodagem e a largura do pneu. Os desenhos ou sulcos são responsáveis por escoar a água. A banda de rodagem simétrica, ou seja, com sulcos iguais em ambos os lados, é recomendada para uso urbano, sendo essa uma das mais comuns em carros de passeio. As assimétricas possuem diferenças entre o lado esquerdo e direito. Isso aumenta o escoamento da água, garantindo mais estabilidade em curvas, além de melhorar o desempenho nas frenagens com terreno molhado. Em pneus off-road, além dos sulcos, que nesse caso, servem para eliminar a lama e outros detritos, são usados blocos de borracha, trazendo mais tração.

5. Não exagere na largura.

A largura do pneu, assim como os desenhos dos sulcos, afeta a tração e desempenho do carro em frenagens. Aumentando essa medida, o contato do veículo com o solo será melhor e, por consequência, sua estabilidade em curvas também vai melhorar. Mas fique esperto! Isso aumenta o consumo de combustível e causa mais estresse aos componentes da suspensão e da direção.

6. Fique atento ao peso máximo suportado pelos pneus.

Essa dica vale principalmente para pick-ups, SUVs, pequenos caminhões e vans. Lembra que falamos sobre o índice de carga? Se você costuma transportar cargas ou lotar o carro de gente, procure pneus com um índice maior. Trafegar acima desse limite pode causar graves acidentes.

7. Evite pneus recauchutados e marcas sem procedência.

Pneus são componentes de vida longa e quando são de qualidade, podem durar até 60.000 quilômetros, dependendo das condições do veículo. Fuja dos recauchutados e das marcas desconhecidas. Por mais bonitos que eles estejam por fora, por dentro podem estar um caos. Além disso, o material usado pode não ser de boa qualidade e o barato acabaria saindo bem caro.

Siga essas dicas de como escolher o pneu certo e confira se ele possui o selo de qualidade do Inmetro, que garante um produto de boa procedência. Fazendo isso, você evita muitas dores de cabeça. Não coloque a sua vida em risco.